Home
Por Medida
Slide-show
Colecções
Marcações
Inscrições - Catálogo
Histórico
Desenhos
Próximos Eventos
Imprensa
Dicas
Dicas Diversas
Calendário - Noiva Casamento vestidos
Organização do Casamento
Dicas por tipo físico
Vestidos de noiva - Dicas para casamentos - Fatos
Vestidos de noiva - Dicas para casamentos - Estilo de vestido adequado
Vestidos de noiva - Dicas para casamentos - Costas
Vestidos de noiva - Dicas para casamentos - Noivos
Vestidos de noiva - Dicas para casamentos - Carro
Vestidos de noiva - Dicas para casamentos - Como vestir um vestido de noivas
Etiqueta
Loja
Mapa de acesso
Onde Estamos
Parcerias e Amigos
Fórum CL
Livro de visitas
 


Calendário da Noiva, CasamentoVestidos 

Organização do Casamento

Casamentos, Noivas e Vestidos


Vestidos de noiva Cristina Lopes vestido casamento noivas - Estilistas criadores moda casamentos Portugueses - 2010 casar em Portugal 2011Calendário

Se não é uma noiva por impulso, com toda a certeza que o pedido formal foi feito com tempo suficiente para marcar uma data, pelo menos para o ano a seguir, dando-lhe doze meses para preparar o grande evento. Pode-lhe parecer uma eternidade, mas acredite que não é e todas as semanas ser-lhe-ão essenciais.

Se assim é, deve com um ano de antecedência realizar os seguintes passos:




12 Meses Antes:Marcar e anunciar a data do casamento: É o ponto de partida para tudo o que se segue. A data define a estação na qual o casamento irá ser realizado; Primavera, Verão, Outono, ou Inverno. Irá influenciar o tipo de festa, o nº de convidados, o local e até mesmo o tipo de refeição a ser servida. Faça uma lista prévia de convidados: Não é a lista final, mas sim uma que permita ter uma ideia de quantas pessoas serão e assim, poder escolher o local e a igreja para o seu casamento. Escolher a Igreja: Tal como foi dito, a data do evento é muito importante, mas a escolha da Igreja pode ser o ponto de partida para a escolha do local da festa e do tipo de evento que pretende. Não se limite a escolher a Igreja da sua Paróquia, existem inúmeras igrejas lindas espalhadas por todo o país. Ninguém a obriga a casar numa estrutura de betão armado, como a maioria das novas igrejas. Até mesmo a papelada e os pedidos de autorização, são fáceis de se conseguir e com tempo, não lhe serão cortadas, nenhuma possibilidade. Tratar da Documentação: Vá até à secretaria da sua paróquia e peça para que lhe digam tudo o que é necessário para realizar o seu casamento na data e no local que escolheu. Preencha e entregue de imediato todos os documentos requeridos.

Vá até ao Registo Civil da sua zona e descubra todos os procedimentos legais para realizar a cerimónia e legalização do casamento religioso (se for essa a sua opção). É possível que todos os documentos sejam assinados no mesmo dia e no fim da cerimónia religiosa, por isso, não se precipite.Escolha do local: Deve estar de acordo com as escolhas feitas até aqui. Peça orçamentos a todos os locais que sejam da zona da Igreja onde irá realizar a sua cerimónia. Escolha da Casa: É uma decisão do casal, que deve estar de acordo com as condições familiares, laborais e orçamentais. 

 
9 Meses Antes:

1) Confirmar datas na Igreja, ou no Registo Civil

2) Confirmar local e Empresa de Catering

3) Começar a tratar do seu corpo (dietas, exercício, cabelo, unhas)

4) Escolha os seus padrinhos e ofereça um jantar para os mesmos. Combine com eles tudo o que tiver para combinar.

5) Definir o tipo de festa:

§ Tema

§ Decoração

§ Ementa

§ Musica

§ Presentes

8 Meses Antes:

Comece a procurar o seu vestido, folhear revistas, catálogos, visitar páginas na internet, ver filmes sobre casamentos, ler livros sobre o tema. Investigue a evolução histórica do Vestido de Noiva, quem sabe, não se torna uma noiva mesmo original, ou que relance uma moda esquecida no tempo?!

Faça uma lista de lojas e ateliers. Não se esqueça que não tem que comprar algo produzido em série, pois não custa mais, fazer um vestido por medida, ao seu gosto e de acordo com o tipo de cerimónia que tem vindo a idealizar. Pode realmente ter o vestido dos seus sonhos, sem que para isso pague por ele o orçamento total da sua festa. Vá a todo o lado e faça o máximo de marcações que o seu tempo lhe permitir. Não opte logo, mesmo que exerçam (e isso acontece em algumas lojas de renome) pressão sobre si, dizendo que já está sem tempo, ou que já é o único. Desconfie sempre que lhe façam este tipo de comentários. É possível fazer um vestido de raiz em menos de um mês, se de tal houver necessidade. Não se precipite.

6 Meses Antes:  Escolha o modelo do vestido. Escolha o Atelier que o vai fazer e marque com eles uma hora para ir dar o sinal e tirar as suas medidas. Marque as provas consequentes e descanse, pois se for um Atelier qualificado, o vestido só ficará pronto, quando estiver do seu inteiro agrado. Seja sincera, diga o que realmente acha e peça todas as alterações que quiser. As pessoas não são adivinhas, (por muito que queiram), e podem dar algumas sugestões, mas a última palavra é sua e apenas sua. É Você quem vai vestir o Fato no dia mais importante da sua vida. Não se contente com o “Mais ou Menos”. 

 






5 Meses Antes:

Realizar uma lista final dos convidados: Reúnam os convidados de ambos os lados da família e não se esqueçam de consultar os pais. Façam também, durante este processo uma lista de pessoas a quem irão apenas enviar uma participação. Lista de Casamento: Por esta altura, devem decidir se vão abrir uma lista de Casamento em alguma loja (ou em mais do que uma), ou se deixarão os presentes ao critério dos convidados. Se optarem pela primeira, escolham as lojas e os presentes que pretendem. Não se esqueçam que a lista deve conter presentes para todo o tipo de orçamento.





4 Meses Antes:Escolha o fotógrafo e o tipo de memórias com que quer ficar nesse dia. Já não precisa de ficar horas intermináveis a pousar para um fotógrafo, pode pedir uma reportagem fotográfica, na qual o profissional irá tirando fotografias ao longo de toda a festa, cerimónia e preparativos, sem interferir. Peça orçamentos e faça a sua escolha. Peça orçamentos de flores para a cerimónia, festa e bouquet. Escolha os convites e mande imprimir Escolha as ofertas que irá dar no dia do casamento aos convidados

3 Meses Antes:Definir a florista; se optar por fazer todos os arranjos (decoração da festa, da igreja e ramo de noiva) no mesmo sítio, é provável que tenha melhor preço. Definir a música para a cerimónia Definir a música, ou alinhamento musical para a festa e também a animação. Enviar convites e participações Definir a Viagem de Lua-de-Mel e a Noite de Núpcias, pois raramente os noivos conseguem sair da festa para o avião. Faça um jantar entre famílias. Está na altura das mães e pais conversarem e criarem laços. É também uma boa altura para se escolherem cores para os fatos das pessoas que irão ficar perto da noiva. Leve a mãe, madrinhas e sogra ao seu Atelier, caso queiram fazer algo especial para o dia do seu casamento. Em alguns casos, os Ateliers costumam oferecer um 2º vestido à noiva (ou outro tipo de compensações), consoante o nº de convidados que lá fizerem, ou comprarem a sua roupa. Confirme se o Atelier/loja que escolheu, tem alguma promoção do género e aproveite. Escolher os acessórios: véu, sapatos, bijuteria, carteiras, roupa interior, meias (não se esqueça de um par a mais).



2 Meses Antes:

Definir o menu final. Escolher o bolo de noiva Tratar dos documentos necessários para a viagem de Lua-de-Mel Experimentar penteados Definir maquilhagem Procurar Fato do Noivo Escolha as alianças e as inscrições que querem colocar nas mesmas

1 Mês Antes:Definir alinhamento musical da Cerimónia e decoração do espaço. Se a música for ao vivo, não se esqueça de testar a acústica do espaço e definir o local onde ficarão os músicos e/ou cantores. Comprar fato do noivo. Escolher o carro que irá levar a noiva à Igreja e transportar os noivos à Festa. Realize a prova final do vestido com todos os acessórios.











3 Semanas Antes:

Confirmar todos os pormenores com as empresas contratadas:Local eleito para a Festa Igreja escolhida Empresa de animação Florista Músicos Fotógrafo Catering Bolo de Noiva

2 Semanas Antes:Fazer a prova do menu e realizar qualquer alteração ao mesmo que ache necessária. Confirmar convidados Buscar o Vestido e todos os acessórios Tratar de si e marcar um dia de SPA, para fazer esfoliação, hidratação, limpeza de pele, manicure e pedicure. Pedir a uma amiga, ajuda para organizar a sua despedida de solteira. Dê grande importância à sua família, sobretudo aos seus pais, pois para a maioria das noivas, a saída de casa está para breve e é provável que os seus pais estejam a sofrer com esse momento. Jante, em casa, saia com eles, vá ao cinema, relaxe e sobretudo mime-se e mime as pessoas de quem gosta.













1 Semanas Antes:Faça a sua despedida de solteira Reconfirme mais uma vez todos os pormenores e todos os envolvidos no seu casamento, para que nada falhe. Não se importe de ser apelidada de “Chata”, esta é talvez a única oportunidade da sua vida de agir como uma Diva, justificadamente. Não a perca. Confirmar Noite de Núpcias Confirmar Lua-de-Mel e documentos necessários Tratar dos cabelos (se tem ideia de pintar ou colocar extensões ou cortar, agora é a altura certa). Comprar lingerie e camisa de dormir para a Noite de Núpcias e dia seguinte. Imagine o dia do seu casamento com o seu noivo. Sonhem em conjunto com cada um dos pormenores, com o que vão dizer um ao outro, escolham se vão trocar presentes nessa noite, que tipo de presente, o que vão dançar, como vão dançar. Ensaiem a troca de alianças e pequenos discursos. Divirtam-se a criar situações que podem surgir e como irão resolvê-las. Amem-se.

Fim-de-Semana Antes:

Relaxe, relaxe, relaxe. Não interessa como, mas relaxe. Se o que lhe dá prazer é subir montanhas, descer um rio, ou realizar uma expedição às entranhas da terra… Faça-o! Se o que a faz relaxar é um spa, marque um com as suas amigas, irmã e mãe, quem sabe a sogra e futuras cunhadas, não se juntam também?! Se o que a faz relaxar é ler um livro enquanto ouve as ondas do mar, força. O importante é relaxar….

2 a 4 dias Antes:Experimente o vestido com todos os acessórios. Veja se está tudo bem e se não precisa de nada mais. Leve-o para casa. Treine com os pajens, ou com uma amiga, a entrada e saída do carro com o vestido, e o caminhar até o altar. Use os sapatos para que estes não a magoem no dia. Fazer a depilação e retocar as sobrancelhas Faça uma mala, com lingerie, camisa de dormir, objectos de higiene e muda de roupa, para a Noite de Núpcias e dia seguinte. Relembre o seu noivo, de fazer o mesmo.

No dia Antes:Vá à Igreja e local da festa e confirme a decoração (leve consigo, a pessoa que irá verificar tudo no dia seguinte). Faça os pagamentos que faltam. Confirme com todos os intervenientes se têm tudo e se não precisam de nada. Trate da entrega do Bolo de Noiva, no local da Boda. Faça a Pedicure. Relaxe, faça uma massagem e beba muitos líquidos sem açúcar. Beba um chá relaxante e deite-se cedo.

No Dia:

§ Acorde atempadamente.

§ Telefone a alguém da sua confiança e peça para que vá verificar a Igreja e o Local da Festa (pode ser a madrinha, padrinho, ou uma amiga de confiança).

§ Vá para o cabeleireiro e trate do cabelo, maquilhagem e manicure.

§ Vá para casa, vista-se com calma e junte as pessoas que mais gosta para um último adeus como menina. Não se esqueças, que provavelmente, na próxima vez que falar com elas será uma mulher casada.

§ Receba os convidados e familiares que vão ter consigo à sua casa e divirta-se. Este é o seu dia. Respire fundo, abra bem os olhos e grave cada momento que se passar.

No Regresso da Lua-de-Mel:Enviar agradecimentos, referindo cada prenda dada. Enviar lembrança a quem não pode comparecer na festa. Verificar as listas de casamento e dar baixa das mesmas.

Conselhos para o dia do Casamento



Depois de um banho prolongado, de um bom desodorizante, de ter espalhado um creme perfumado pelo corpo, está na altura de vestir o seu vestido de noiva.

Como se vestir:

Retire o vestido do saco ou da caixa em que veio embrulhado. Pendure-o num cabide num sítio alto, para que fique totalmente esticado.

Vista a lingerie, calce as meias e os sapatos. Coloque o saiote e confirme bem a altura do mesmo. Preste atenção para que a cauda do saiote fique para trás.

Peça ajuda a duas pessoas para que a ajudem no processo. Para que não estrague o penteado, o melhor é colocar o vestido por baixo, mas neste caso, só veste o saiote depois da saia.

Se é de duas peças, deixe a saia no chão, coloque-se no meio dela e puxe para cima. Levante os braços e deixe que as duas amigas coloquem o corpete e o saiote.

Se é só de uma peça, o melhor é vesti-lo por cima. Levante os braços e baixe-se ligeiramente. As duas amigas irão alargar o vestido, para não estragarem o penteado e fazê-lo deslizar no seu corpo até ficar no devido lugar.

Não se esqueça de apertar todos os colchetes, botões e fechos, para que não existam percalços ao longo da cerimónia.

Coloque de seguida, as jóias e por último, o véu.

Sugestão: Tenha à mão, na bolsa de uma amiga próxima, um kit de costura e um par de meias extra, para qualquer eventualidade. Ter uma troca de sapatos, talvez seja também uma boa ideia, não vá haver um salto partido, ou outro dissabor do género.

Entrar e sair do carro:

A melhor forma é entrar no carro de costas e não deslizar. Entre imediatamente no lado que sabe que vai sair e estenda a cauda para o outro, de forma que, ao sair, esta venha atrás de si, o mais direita possível. Combine com antecedência (e ensaie, como vem na agenda), para que uma amiga, ou os pequenos pajens, a ajudem a levantar e esticar a cauda, a caminho do altar.





Durante a cerimónia:

Entrou na nave da Igreja. Respire fundo, é a sua entrada triunfal. Oiça a música, observe os convidados e o noivo. Ande devagar e pontapeie, ligeiramente o vestido, de forma a não tropeçar. Se a cauda for muito grande, os pajens ou amiga(s), devem levantá-la ligeiramente, para que não seja demasiado difícil caminhar.

Deve sempre, estender a sua cauda, para o lado oposto ao do noivo. Afinal ele também faz parte do quadro.

Entregue o seu ramo, à madrinha, mãe ou dama de honra, durante a cerimónia. É mais simples e para si será um alívio. A troca de alianças torna-se mais simples e sem interrupções, tornando a cerimónia mais fluida, quase como um bailado clássico.

Na troca de alianças, olhe bem nos olhos do seu noivo, o dedo está lá e não foge, o importante nessa altura são as palavras e estas podem ser vistas e ouvidas. O resto é puro instinto.





Fato do Noivo:



O Fato do Noivo, apesar de ser atribuída uma importância muito inferior à do Vestido da Noiva, não é menos relevante para o quadro final dos Noivos, da Cerimónia e da Festa, pelo que, deve ser coordenado com os tons do vestido da noiva, ou incluindo algum pormenor de um, no outro.

Por exemplo:

a) A gravata, colete e lenço, pode ser do mesmo tecido e cor, de um dos apontamentos do vestido da noiva, se este não for totalmente branco;

b) Se a noiva for de champanhe, creme ou pérola, o noivo poderá utilizar tons verdes secos e variações de castanhos (que deverão ser tão mais escuros, quanto a hora do casamento);

c) Se o vestido for branco, o azul-marinho e o cinzento, são excelentes opções.

Nota: O preto só deve ser usado, se o casamento for realizado à noite e na forma de smoking.

O Fato do Noivo, deve, tal como o vestido, estar de acordo com o tipo de festa e cerimónia que escolheu.





Tipo de fato:

Ditam as regras tradicionais que:

Num casamento de manhã informal, o fato do noivo deve ser de tons mais claros, de duas a três peças, com gravata.

Num casamento de manhã formal; o fato do noivo deve ser o Fraque, o que implica que as senhoras deverão usar chapéu.

Num casamento de tarde informal: o fato do noivo deve ser de três peças, em tons mais escuros e gravata.

Num casamento de tarde formal: Até às 15 horas, pode utilizar o fraque, ou fato completo de três peças em tons sóbrios, gravata com alfinete, camisa com botões de punho e lenço na lapela.

Num casamento de noite informal: Fato de três peças em tons escuros, gravata com alfinete, camisa com botões de punho e lenço na lapela.

Num casamento de noite formal: Smoking

Nota: Se o noivo tiver medidas fora do padrão, irá precisar de encomendar o seu fato com maior antecedência e deverá fazer, tal como a noiva, várias provas, até ficar perfeito.





Noite de Núpcias



Escolham um local que não seja muito distante do local onde se vai realizar a Boda, pois quando saírem, estarão cansados e mortos para terem alguns minutos a sós. Contudo deve ser romântico e confortável, pois vai ser a vossa primeira noite como casal.

Devem preparar e guardar com antecedência, no carro do noivo, uma mala para esta noite, com uma muda de roupa para o dia seguinte e artigos de higiene.

Quanto à intimidade, não se iniba. O homem com quem vai partilhar o seu leito, é o seu marido e, no melhor dos cenários, irão estar para sempre juntos. Com ele deve ser possível partilhar todos os seus desejos, fantasias e emoções. É a vossa primeira noite como marido e mulher, por isso, façam dela uma noite memorável e sem preconceitos.







Lua-de-Mel:

Não se esqueça de utilizar protector solar, mesmo que tenha escolhido uma Estância de Sky, ou uma cidade europeia com pouco sol, como destino. Alimente-se e ingira muitos líquidos. Não se esqueça de dormir o necessário. Relaxe e divirta-se.

Para este retiro a dois, pode levar na sua bagagem, alguns jogos divertidos e inofensivos, que podem quebrar a rotina do vosso convívio entre as paredes do Hotel. Existem vários que pode encontrar em algumas sex-shops espalhadas pelo país. Não se sinta envergonhada, combine com uma amiga e vá a algumas, leia as instruções das caixas e escolha aquele que lhe pareça mais interessante, vai ver como pode ser super divertido.

Um último conselho:

O Atelier Cristina Lopes disponibiliza a todas as Noivas que se inscreveram, um vasto número de serviços que podem auxilia-las em todos os passos aqui referidos, quer sejam eles o Catering, Quintas, Lua de Mel, Fotógrafos, Floristas, Cabeleireira, Maquilhadora, Carro, Violinistas, Músicos entre outros, servindo de intermediário ou meramente como conselheiro.

Ao longo de todos estes anos de experiência fomos adquirindo um bom conhecimento do mercado de casamentos e estamos aptos a aconselha-la e a escolher os melhores profissionais, na dúvida não hesite e consulte-nos.

Com os votos de:

Muitas Felicidades




















































        Consultas - Orçamentos - Marcações : 96 623 17 54 




                            

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 
Top